top of page

4º ENCONTRO INTERNACIONAL DO CEGOT

A Geografia na Construção de Territórios Sustentáveis

25 - 28 OUTUBRO 2022
PORTO

Geografia na Construção de Territórios Sustentáveis

O conceito de sustentabilidade é central na conceção, planeamento e execução de novos processos e ações de desenvolvimento.

No cenário atual, em que pese os graves problemas decorrentes das mudanças climáticas, o enfrentamento dos desequilíbrios ambientais pode ser uma oportunidade para construir uma perspetiva renovada de progresso e bem-estar, a partir da conciliação de interesses económicos, sociais e ambientais.

Nesse sentido, o 4º Encontro Internacional do CEGOT  pretende debater o papel da  Geografia na Construção de Territórios Sustentáveis .

A Geografia, ao integrar as componentes naturais e sociais, tem vantagens e acrescidas responsabilidades na construção de propostas para a sustentabilidade. Com este 4º Encontro Internacional, o CEGOT pretende contribuir para a reflexão sobre o contributo do conhecimento geográfico na construção da sustentabilidade e sobre os desafios conceptuais e metodológicos que os geógrafos enfrentam no estudo e construção de territórios sustentáveis.

Num momento importante da História da Humanidade, a Geografia tem uma grande oportunidade de se reafirmar como Ciência. 

É neste contexto que o CEGOT convida à submissão de estudos de investigadores da Geografia e áreas científicas afins, que envolvam as dimensões do território, da natureza e/ou da sociedade.

Conferencistas Convidados

BrennoWerlen_FotoAnneGuenter_FSU Jena.jpg

Benno

Werlen

 

Friedrich-Schiller

Universität Jena

06-mariagarcia.jpg

María García Hernandez

 

Complutense University of Madrid

saskia1_edited.jpg

Saskia Keesstra

 

Wageningen University & Research

Jesus-Foto.jpg

Jesus González 

Universitat de les Illes Balears

Jorge-Gaspar.jpg

Jorge

Gaspar

 

Universidade

de Lisboa

Jorge Manuel Barbosa Gaspar, geógrafo, Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Personalidade de prestígio nacional e internacional, com mais de 200 títulos publicados em temáticas como Estudos Urbanos e Regionais,  Prospetiva; Sociedade e Território; Estudos Eleitorais, entre outras. Coordenou e participou em diversos projetos de investigação nacionais e internacionais.  Foi o coordenador do  Programa Nacional da Política de Ordenamento do Território de 2007.  É Oficial da Ordem do Infante D. Henrique. Ganhou o Prémio Universidade de Lisboa e o Prémio Internacional Geocrítica. Doutor Honoris Causa  pelas Universidades de León, Genève e Évora.

Jesús Manuel González-Pérez é Doutor em Geografia pela Universidade de Santiago de Compostela e Professor  Catedrático da Universidade das Ilhas Baleares. É Presidente da Associação Espanhola de Geografia (AGE). Participou como autor ou coautor em mais de 150 publicações científicas, em temáticas como, processos de urbanização, desigualdade urbana, gentrificação, reabilitação urbana de destinos turísticos e de centros históricos.

Prof. Saskia Keesstra, é investigadora da equipa de investigação Solo, Água e Uso da Terra na Universidade de Wageningen. Possui 17 anos de experiência em pesquisa de Uso Sustentável do Solo, tendo publicado 170 artigos indexados na ISI e  vários artigos de opinião, amplamente citados . Desde 2019 faz parte da lista altamente citada da Clarivate (top 0,1% das citações no campo).

A sua investigação concentra-se em compreender os processos que determinam o uso sustentável da terra e da água e os processos relacionados à gestão pré e pós-fogo. Além disso, a sua investigação se concentra na interação com os agentes, desde agricultores até políticos, o que é essencial para obter ferramentas utilizáveis ​​e aceitáveis ​​para a gestão sustentável da terra e alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Maria Garcia Hernandez  é Professora Titular de Geografia Humana na Universidade Complutense de Madrid (UCM), onde dirige o grupo de investigação “Turismo, Património e Desenvolvimento” e coordena o Doutoramento Interuniversitário em Turismo.

Os temas que têm marcado a sua investigação e sobre os quais tem publicado durante os últimos anos têm sido: o estudo da afluência e perfil dos turistas; o desenvolvimento de indicadores de capacidade de carga turística; a gestão de fluxos de visitantes no destino; o desenho e criação  de observatórios turísticos; os temas do planeamento e gestão turístico-urbana e a investigação sobre modalidades turísticas (turismo cultural - turismo urbano) e tipologias de destinos patrimoniais, com especial atenção ao papel que joga o património em diferentes contextos turísticos.

Tem participado em vários projetos de investigação nacionais e internacionais, tem sido professora visitante em várias universidades estrangeiras.

O Prof. Benno Werlen ocupa a Cátedra UNESCO de Entendimento Global para a Sustentabilidade, da Universidade Friedrich Schiller Jena. É membro da Academia Mundial das Artes e Ciência e do Centro Max Weber para a Cultura  e Estudos Sociais, membro da Academia Europeia, presidente da Comissão  “Gobal Understanding” da UGI (desde 2016), é o iniciador e presidente da Declaração Jena sobre a Dimensão Cultural e Regional da Sustentabilidade Global endossada por muitas das principais organizações na área, como o clube de Roma e muitas outras. Fundador e diretor executivo do Ano Internacional do Entendimento Global (IYGU), incluindo mais de 30 Centros de Ações Regionais, aprovados pela Conferência Geral da UNESCO, proclamados pelos três grandes conselhos científicos das Ciências Humanas, Sociais e Naturais.

Em 2016 foi agraciado com o Laureat d'honneur da UGI, o mais alto prémio honorário científico concedido pela UGI. Publicou 16 livros e mais de 200 artigos em revistas e livros científicos, fez mais de 200 palestras em universidades nos cinco continentes nas áreas de geografia, sociologia, economia, ciências políticas, filosofia, história, antropologia cultural e linguística, e organizou mais de 60 conferências científicas e sessões de conferência em todos os continentes. Editou o volume patrocinado pelo ICSU ‘Global Sustainability’ (2015, Springer), e é considerado um dos ‘Key Thinkers of Space and Place’ (Sage Publisher).

bottom of page